Campinápolis foi um dos municípios destaque na V Smart City Expo, realizada neste mês de março, em Curitiba - PR. O evento, que teve como tema "Reinventando cidades para todos", reuniu especialistas de diversas partes do mundo, abordando ideias e soluções para um futuro mais sustentável e inclusivo para as cidades e seus habitantes. Representado pela ex-secretária de Turismo, Sirlene Dias, o município foi uma das referências durante o encontro.
Em novembro de 2023, Campinápolis conquistou o Prêmio Cidades Inovadoras, promovido pela Secitec (Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologias de Mato Grosso), quando se destacou na categoria de municípios com até 20 mil habitantes. O projeto vencedor, intitulado "Plantando o Futuro", foi concebido e executado pela própria Sirlene Dias, em colaboração com a equipe da Secretaria de Turismo e diversos voluntários da comunidade. Realizado em novembro do ano passado, consistiu no plantio de mais de 3 mil mudas de espécies frutíferas em aldeias da Terra Indígena Pararabure, situada na zona rural.
Além do objetivo ambiental de reflorestamento, “Plantando o Futuro” também promoveu o intercâmbio cultural entre os alunos da rede pública municipal e estadual e os indígenas, proporcionando uma rica troca de experiências entre as duas comunidades. Para Sirlene Dias, representar Campinápolis no Smart City Expo foi uma oportunidade única de levar a cultura e as tradições do município para um público internacional, composto por autoridades e empresários de diversos países. “Para mim, um imenso orgulho em poder mostrar ao mundo o potencial de Campinápolis, mesmo sendo um município jovem”, ressaltou.
Sirlene revela que já tem planos para inscrever Campinápolis na próxima edição do Prêmio Cidades Inovadoras, em 2025. Ela espera que o município continue sendo reconhecido e premiado, mostrando que, apesar de seu tamanho, tem muito do que se orgulhar e contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo. “É muito importante e inovador nossa participação, em um evento tão relevante para o debate sobre inovação e tecnologia. É um passo fundamental na busca por soluções e tendências que possam impulsionar o progresso das cidades, principalmente de Campinápolis”, avalia Sirlene.