Com recursos próprios, Prefeitura de Novo São Joaquim inaugura prédio da Escola Mun. Profº Norval Augusto Coelho
O prédio foi cedido ao Estado até a Escola Estadual Diniz Alves de Toledo ficar pronto.
Publicada em 28/02/24 às 11:18h
Mix Agora
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: A Notícias em Foco)
A Prefeitura de Novo São Joaquim (a 478 km de Cuiabá), inaugurou na manhã desta segunda-feira (26), a Escola Municipal Professor Norval Augusto Coelho. Construída com recursos próprios, o prédio foi orçado em mais de 3 milhões de reais e vai atender mais de 300 estudantes, a princípio, da rede estadual de ensino.
Segundo o prefeito, Leonardo Farias Zampa (PL), a escolha do nome da escola foi dada ao professor Norval, em homenagem póstuma. “Estamos felizes por estar entregando mais essa importante obra para o município, que homenageia um grande amigo que contribuiu para a educação de Novo São Joaquim”.
Presente na cerimônia de entrega, a filha de Norval, Polliana Coelho, se emocionou e lembrou das falas do pai, durante a colação de grau de seu irmão. “Meu pai, na colação de grau do meu irmão disse que poderia morrer em paz, pois a maior herança que o pai pode deixar para o filho, é a educação”. A filha do homenageado também ressaltou ser muito gratificante para família ser lembrando dessa forma. “Meu pai trabalhou aqui no município desde que veio para cá nos anos 80. Nós estamos felizes. Agradeço ao prefeito Leonardo, Isabella, juntamente com o secretário Thiago por essa linda homenagem”.
Vale ressaltar que a prefeitura de Novo São Joaquim, através de convênio firmado no dia 17 de dezembro de 2023, cedeu o prédio ao Estado, para atender os estudantes da Escola Estadual Diniz Alves de Toledo. A antiga escola foi demolida e construída do zero. Hoje, em estágio avançado, as obras estão em 60% concluídas. Durante esse período as aulas estavam acontecendo em espaços alugados.
Para o diretor da Escola Diniz Alves de Toledo, Diones Gusmão, essa parceria ajudou toda a comunidade escolar. “Estávamos trabalhando em dois prédios alugados e improvisados na paróquia. Agradeço ao prefeito que foi de suma importância, que nos atendeu em tudo que precisamos”. O educador ainda ressaltou que foram entregues aos estudantes uniformes completos, kit escolar e kit de higiene bucal.
Zampa ressaltou a importância dessa parceria com o Estado e agradeceu aos parceiros na execução das demais obras em andamento no município.
“O estado estava em salas alugadas, mas com a construção dessa escola, cedemos ela ao Governo para dar mais conforto aos alunos e aos profissionais. Agradeço a Câmara de Vereadores que sempre estão juntos à gestão municipal, dando aporte necessário aos projetos. Agradeço também, em especial, a toda a população que veio aqui participar desse evento, a família do professor Norval. Essa obra foi construída com recursos próprios, mas temos inúmeras obras aqui em nosso município sendo construída com convênio com o Governo Federal, Estadual. Então, deixo os meus agradecimentos ao governador Mauro Mendes, ao secretário de estado Alan Porto, ao deputado federal Juarez Costa e ao deputado estadual Max Russi, que muito tem contribuído para o desenvolvimento de Novo São Joaquim”, disse o gestor.
A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Isabella Mendonça destacou que a Escola Norval Augusto Coelho foi construída pensando nos estudantes do bairro Jardim América, mas que isso não impede que outros alunos estudem no prédio. “O mais importante é estar atendendo todos os alunos de maneira em geral e em boas condições, para que possam estar estudando em uma escola adequada, em um prédio novo e organizado”.
O secretário municipal de Educação, Thiago de Macedo, ressaltou que na nova escola, vão ser atendidas estudantes do 6º ao 9° ano do ensino fundamental II e do 1° ao 3° ano do ensino médio. “Assim que o prédio da Escola Diniz Alves de Toledo estiver pronto, o convênio com o Estado finaliza e a Escola Norval passa a ser de responsabilidade do município. Vamos atender aqui crianças do pré-escolar à 5ª série do ensino fundamental”.
Além da escola que foi entregue a população, a Prefeitura de Novo São Joaquim vai inaugurar neste sábado (2), o Complexo Esportivo Maria Eduarda. Zampa, aproveitou a oportunidade, e convidou os moradores para o evento festivo.
Vamos inaugurar o complexo esportivo, ali poderão desenvolver diversas atividades esportivas como: voleibol, futebol de salão, futebol de areia, beach tennis, vôlei de areia e as caminhadas. O parque está mais belo com calçadas, iluminação para receber toda a população e você é o nosso convidado”, finaliza o prefeito.
Governo de MT apresenta plano com medidas de combate à desigualdade para prefeitos do Médio Araguaia
Ações constam no Programa “Pensando Grande para os Pequenos”, coordenado pela Sedec; reunião acontece em Nova Xavantina
As fragilidades e diferenças econômicas e sociais das diferentes regiões de Mato Grosso e as propostas do Governo do Estado para combatê-las será o tema da reunião entre o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional da Sedec, Celso Banazeski, e os prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (Codema). O encontro ocorre na sexta-feira (1º.03), às 15 horas, na Câmara Municipal de Nova Xavantina,
Conforme Banazeski, o Estado busca articular com consórcios regionais, que reúnem os prefeitos por regiões, as medidas de combate à desigualdade regional. No caso do Codema, nenhum dos nove municípios que o compõem estão entre as dez cidades mais ricas de Mato Grosso, mas três deles estão entre os 76 mais pobres.
Dentre as medidas que serão apresentadas no Plano de Ação do programa de fomento “Pensando Grande para os Pequenos” estão: estimular a criação de novas agroindústrias, garantir a produção e comercialização de alimentos, aumentar a oferta de produtos de qualidade e impulsionar a produção local. Essas ações devem gerar novos postos de trabalho, resultando em mais renda na economia local.
Para atingir os objetivos devem ser criados o Sistema de Inspeção e Licenciamento Ambiental de Baixo Impacto Regionalizado, estímulo para criação de novas agroindústrias, um Fundo Estadual de Desenvolvimento Regional e a regularização fundiária, ambiental e sanitária dos estabelecimentos.
O Governo do Estado será parceiro dos consórcios regionais custeando metade dos valores das despesas com a equipe técnica formada por profissionais como médico veterinário, engenheiro agrônomo, advogado, nutricionista, dentre outros, para monitoramento dos resultados, e atender as necessidades da região para fomentar a economia local.
“As cidades maiores querem apoiar o crescimento das menores, pois assim toda a região se desenvolve e aumenta o poder de compra. Parte desse dinheiro será gasto nos maiores municípios, por isso, quanto mais o entorno progride, mais as cidades de grande e médio porte se beneficiam e também avançam”, explicou Banazeski.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia é formado pelos municípios de Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira.
Também devem participar da reunião representantes da PGE, Seaf, Sema, Sefaz, Vigilância Sanitária/SES, Desenvolve-MT, Intermat, Empaer, Indea, Jucemat, Seduc, Fórum Agro, FPA/ALMT, Seplag, Seciteci e AMM.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.