Nova Xavantina, 07 de dezembro de 2023 - O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), por meio da 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (4ª CIBM), está intensificando a prevenção e a fiscalização em Nova Xavantina, no âmbito da Operação Conjunta Nacional LIGABOM/2023. A ação ocorre em todo o país entre os dias 01 e 08 de dezembro.
A 4ª CIBM está realizando vistorias técnicas nas edificações comerciais e locais de reunião de público, visando o cumprimento das exigências e medidas de segurança contra incêndio e pânico, conforme as legislações estaduais vigentes.
O 1º SGT BM Macleiton Oliveira Soares, da 4ª CIBM, destaca a importância da operação, ressaltando que, embora atividades dessa natureza sejam rotineiras em Nova Xavantina, esta operação se destaca pelo trabalho conjunto de todas as corporações do país.
"Essa operação é importante porque permite que a gente troque experiências e conheça as boas práticas que estão sendo adotadas em outras localidades. A união de esforços de todas as corporações na Operação Conjunta Nacional é um marco significativo. Estamos focados em garantir que nossas comunidades estejam seguras, e a colaboração entre os bombeiros militares de todo o país é fundamental para atingir esse objetivo", afirma o 1º SGT BM Soares.
Além das vistorias, os bombeiros militares também estão realizando ações de prevenção, como palestras educativas sobre prevenção a acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, orientações sobre primeiros socorros e evacuação em situações de risco.
A operação é coordenada pela Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e tem como objetivo garantir a preservação da vida e patrimônio, bem como a tranquilidade e a segurança da sociedade brasileira.