* Operação Ambiental em Nova Xavantina resulta na prisão de suspeito por crime ambiental e posse ilegal de armas*
Na terça-feira (05), as guarnições da 2ªCIPMPA e 3ªCIPMPA prenderam um homem de 42 anos na zona rural de Nova Xavantina, localizada a 649 km de Cuiabá, em cumprimento à ordem de serviço nº 71/2ªCIPMPA/CPE/2023. A ação foi motivada por alertas emitidos por uma plataforma, que indicavam desmatamento recente e descumprimento de embargo em uma fazenda.
No local, foi constatado um desmatamento recente realizado com motosserras, bem como o uso de áreas embargadas pelo Termo de Embargo nº 0522001723/2023, para plantação de banana e criação de gado, o que estava em desacordo com o embargo. Além disso, foram identificados fornos de carvão vegetal em pleno funcionamento próximo à sede da propriedade rural Sítio da Fartura.
O suspeito de 42 anos alegou ter derrubado a vegetação para expandir a área de pastagem destinada à criação de gado, mesmo não possuindo autorização para a produção de carvão. Durante a ação, as guarnições destruíram os fornos de carvão e apreenderam duas armas de fogo em posse do suspeito.
O indivíduo foi conduzido à 3ª Cia PM Nova Xavantina, onde foi elaborado um boletim de ocorrência, e posteriormente à Delegacia da Polícia Civil da cidade para as providências necessárias relacionadas ao caso.