O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à absolvição da prefeita reeleita de Barra do Bugres, Azenilda Pereira, e do vice-prefeito Arthurzão, em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pela coligação Renovação com Experiência, liderada pelo candidato derrotado nas últimas eleições, Luiz Sansão.
A Promotora de Justiça, Kelly Cristina Barreto dos Santos, afirmou em suas alegações finais que não há qualquer relação entre Azenilda, Arthurzão e os fatos que motivaram a abertura do processo por parte da coligação adversária.
Segundo o Ministério Público, as provas constantes nos autos não indicam a participação direta ou indireta da prefeita e de seu vice nas supostas irregularidades apontadas, razão pela qual a promotoria se manifestou de forma clara pela absolvição de ambos.
A decisão de suspender o andamento do processo foi determinada pelo juiz eleitoral Edson Dias Reis, que considerou os elementos apresentados pelas partes. A suspensão indica que não há previsão imediata de julgamento e o caso permanecerá paralisado até nova deliberação judicial.
A ação eleitoral movida por Luiz Sansão e sua coligação tentava, por meio da Justiça, questionar a validade da reeleição da atual prefeita e de seu vice, mas o posicionamento do Ministério Público e a decisão judicial de suspensão, legitimam ainda mais o mandato conferido pelas urnas a Azenilda Pereira e Arthurzão.