A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os implantes hormonais manipulados para alguns fins médicos em uma resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa sexta-feira (22).
Com a atualização, os implantes podem voltar a ser indicados desde que haja uma razão médica como, por exemplo, a reposição hormonal de homens e mulheres.
Esse tipo de implante, conhecido como chip da beleza, havia sido proibido pelo órgão em outubro. Na época, a decisão ocorreu após sociedades médicas alertarem para os riscos associados ao procedimento, associando-o a infarto, AVC e outros quadros.
Na medida anunciada, a Anvisa mantém a proibição referente a manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais à base de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos, com finalidade estética, ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo.
Tal medida preventiva aplica-se às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde.