A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove, neste mês de setembro, quatro palestras e rodas de conversa pelo VII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio.
A programação será online e contará com ações nos dias 6, 13, 20 e 23 de setembro, das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. As ações fazem parte da campanha Setembro Amarelo, que busca discutir medidas de prevenção ao suicídio.
As inscrições podem ser realizadas através deste link. Com o tema "Valorização da Vida com Equidade de Direitos", o evento tem o objetivo de promover diálogos intersetoriais e fortalecer iniciativas que priorizam o bem-estar e a saúde mental da população, em especial as que se encontram em vulnerabilidade social.
A programação virtual conta com palestras e rodas de conversa que irão tratar da saúde da população LGBTQIA+, população negra e indígena.
O encontro é realizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES em parceria com a Escola de Saúde Pública. A proposta é discutir a importância do trabalho intersetorial na construção de políticas públicas para o enfrentamento ao suicídio.
“O suicídio é um fenômeno complexo, influenciado por uma rede de fatores econômicos, religiosos, sociais, culturais. A promoção da saúde mental requer a análise dos aspectos sociais que afetam as pessoas, para que políticas públicas eficazes possam ser desenvolvidas. O encontro deste ano abordará a saúde mental de populações LGBTQIAPN+, negra, indígena, crianças e adolescentes, buscando entender o suicídio nessas intersecções e identificar fatores protetivos para a promoção da vida”, explicou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires.
Veja a programação completa do VII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio
06 de setembro | 14h às 17h
Roda de Conversa: "Infância, Adolescência e População LGBTQIA+", uma discussão em parceria com o projeto "SUS, Câmera Ação". O evento contará com Greice Mangini da SES-MT; Lupita Amorim, cientista social e artista com a mediação de Edirlene de Sá da SES-MT; Milady Oliveira da SES-MT.
20 de setembro | 14h às 17h
Roda de Conversa: "Saúde da População Negra", com a presença de Luciano Ramos, diretor executivo do Instituto Mapear e Henrique Galrão, representando o Ministério da Saúde.
27 de setembro | 14h às 17h
Roda de Conversa: "Saúde da População Indígena"
Com os seguintes convidados: Jaqueline Calafate, representando o Ministério da Saúde; Andrea Jakubaszko, representando a Universidade Estadual de Montes Claros; Rita Meurer, representando a SES-MT; Francianny Costa, representando o Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante.