Programa de mentoria e compartilhamento de conhecimento sobre energia limpa, "Caminhos da Energia", desenvolvido de forma colaborativa no Comitê Jovem da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, conquistou premiação internacional no WYCUP - World Council Young Credit Union People, reconhecimento que incentiva a formação de jovens lideranças e projetos com potencial global no cooperativismo de crédito. Sidnei Alves Taborda Junior, de 28 anos, líder e idealizador do projeto, recebeu o prêmio na cerimônia do WYCUP, realizada no domingo (21), em Boston, nos Estados Unidos, como parte da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito promovida pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês).
Associado da Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Sidnei transformou sua experiência de mais de oito anos no setor de energia solar em um projeto inovador ao participar do Comitê Jovem da instituição. Através dos conhecimentos e da mentoria recebidos no comitê, ele desenvolveu o "Caminhos da Energia", um projeto que sensibiliza jovens sobre a importância da energia solar, inspirando responsabilidade e ação local combinados com o cooperativismo.
O programa visa proporcionar conhecimento sobre energia renovável aos alunos de instituições educacionais, incentivando seu interesse pelo tema e inspirando-os a serem protagonistas de um futuro sustentável. Além disso, a iniciativa busca transformar a região em um modelo global de sustentabilidade. Até o momento, o projeto impactou mais de 1000 estudantes em 10 escolas e duas universidades, contando com o apoio de 12 voluntários.
Nas palestras proporcionadas pelo projeto, são apresentados dados sobre o crescimento da energia solar no Brasil, destacando que o Paraná é o quarto maior gerador deste tipo de energia do país.
Para ampliar o alcance do projeto, Sidnei Taborda inscreveu a iniciativa no WYCUP – World Council Young Credit Union People, um programa internacional que promove o desenvolvimento de jovens líderes e reconhece projetos com potencial de impacto global no cooperativismo de crédito. O jovem associado do Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ foi o único brasileiro premiado em 2024.
Esse reconhecimento no WYCUP foi muito especial para todos os participantes do Caminhos da Energia. Espero inspirar outros jovens com minha trajetória, estou entusiasmado pelo prêmio e mais ainda por ter compartilhado as experiências e aprendizados que vivi. Tenho certeza de que falar sobre este projeto em Boston também abriu portas para a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade e transição energética com colegas do cooperativismo ao redor do mundo", comemorou Sidnei.
O “Caminhos da Energia” exemplifica como iniciativas locais podem gerar impactos significativos. Através da educação e conscientização sobre energia solar, moldando um futuro mais sustentável, demonstrando o poder da cooperação e da inovação.
A sustentabilidade é um dos principais pilares do modelo de atuação do Sicredi, por isso a instituição faz parte do Pacto Global e todas as suas iniciativas nesse campo estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A carteira de crédito do Sicredi para financiamento de projetos para uso de energia solar no Brasil totalizou cerca de R$ 5,8 bilhões em 2023.
O cooperativismo de crédito
O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio que cresce muito no Brasil e hoje já reúne mais de R$590 bilhões de ativos, com crescimento de 28,6% no último ano, segundo dados do Banco Central do Brasil. Em outros países do mundo o modelo está ainda mais consolidado, nos Estados Unidos, por exemplo, país sede do evento, a penetração do modelo em 2022 passava dos 63%, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Statistical Report, 2022).