A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), em apoio à Operação Dígito 8, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal, cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do secretário de finanças de Acorizal, Arcilio Jesus da Cruz. Coordenada em nove estados e no DF, a operação visa desarticular um esquema de fraudes em pagamentos via QR Code PIX, explorando vulnerabilidades no sistema bancário.
A ação resultou em 10 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão, com alvos em gabinetes e residências de secretários de finanças. Crimes como invasão de dispositivo eletrônico, furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa estão sendo investigados.
Durante as buscas em Acorizal, Mato Grosso, um revólver calibre 22 com munições foi encontrado na residência do secretário, levando à autuação em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições, com fiança fixada em R$ 3 mil para cada um dos envolvidos.
A Operação Dígito 8, conduzida pela Delegacia de Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos do DF, desmantelou um esquema que fraudou pagamentos de guias de arrecadação via QR Code PIX, resultando em um prejuízo de R$ 21 milhões. A fraude ocorreu entre 7 e 31 de janeiro de 2023, envolvendo quatro núcleos distintos: Operacional, Prefeituras, Intermediadores e Financeiro. A investigação revelou comemorações dos envolvidos e ostentação de recursos ilícitos em eventos e viagens pelo país.
O nome "Dígito 8" refere-se à espécie de guia utilizada pelos criminosos para subtrair dinheiro da instituição financeira.