Uma finalista do concurso Miss Inglaterra se tornou a primeira da história a competir sem usar maquiagem em quase um século de disputa. Melisa Raouf, de 20 anos, passou nas semifinais na última segunda-feira (22) e avança à final, que ocorrerá em outubro.
Estudante universitária de ciência política do sul de Londres, na Inglaterra, a jovem comentou sobre o feito histórico. "Significa muito para mim, pois sinto que muitas garotas de diferentes idades usam maquiagem porque se sentem pressionadas a fazê-lo", disse Melisa ao jornal britânico Independent.
A jovem ainda deu um recado para as meninas que se sentem pressionadas a usar maquiagem. "Se alguém está feliz em sua própria pele, não devemos ser obrigados a cobrir nosso rosto com maquiagem. Nossas falhas nos tornam quem somos e é isso que torna cada indivíduo único", acrescentou.
Embora tenha começado a usar maquiagem ainda cedo, Melisa decidiu deixar de usar os produtos durante a competição de beleza por se sentir bem consigo mesma. "Nunca senti que atingia os padrões de beleza. Recentemente, aceitei que sou bonita na minha própria pele e, por isso, decidi competir sem maquiagem", afirmou.
Em 2019, o Miss Inglaterra começou a pedir fotos das mulheres sem maquiagem para decidir quem faria parte da disputa. A organizadora do evento, Angie Beasley, comentou sobre a decisão da jovem universitária.
"É uma coisa muito corajosa de se fazer quando todo mundo está usando maquiagem, mas ela está enviando uma mensagem importante para as jovens", disse ela à CNN.
Segundo Angie, Melisa planeja ir de cara limpa novamente na final da competição em outubro. "Desejamos a ela boa sorte no Miss Inglaterra, é uma coisa muito corajosa de se fazer quando todo mundo está usando maquiagem, mas ela está enviando uma mensagem importante para as jovens", acrescentou a organizadora do evento.