Recém-nascido morre depois de dar entrada em Pronto Atendimento de Vila Rica; 2ª morte em menos de uma semana e polícia apura denúncia de negligência
Publicada em 10/07/22 às 15:18h
Vila rica news
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: NX Em Foco)
Um bebê de 25 dias morreu dois dias depois de dar entrada no Pronto Atendimento Municipal de Vila Rica, a 1.259 km de Cuiabá. A família do recém-nascido, que veio a óbito na terça-feira (05), registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil na tarde de quarta-feira (06), alegando negligência médica.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil ao site Vila Rica News, na noite de domingo (03) a mãe do bebê notou que seu filho estava amamentando muito, não parava de chorar e apresentava vômito. Preocupada com a situação, a mãe então levou seu filho até a UPA, por volta das 21 horas.
A criança foi atendida por um médico plantonista que, segundo relato da mãe, informou que o comportamento do bebê era normal para crianças de até seis meses de nascido. O médico determinou a administração de medicamento via injeção para cortar o vômito e receitou outros medicamentos, liberando o paciente para retornar para casa em seguida.
A mãe do recém-nascido relatou ainda que ao chegar dentro do consultório com seu filho, se deparou com o médico jogando em um tablet, e que em nenhum momento o profissional teria dedicado atenção necessária para o paciente.
Já em sua residência, na madrugada de segunda-feira (04), a mãe percebeu que seu filho apresentava dificuldade para respirar e estava colocando a língua para fora. Então retornou até o Pronto Atendimento, onde o paciente foi atendido pelo mesmo médico. Ao constatar o estado de saúde da criança, o plantonista decidiu ministrar medicamento via aerossol e optou pela internação do paciente.
O recém-nascido teve o quadro clínico agravado e veio a óbito na terça-feira (05).
POLÍCIA INVESTIGA E PEDE EXUMAÇÃO DE CORPO
A Polícia Civil informou que iniciou as investigações para apurar a denúncia. “Esse caso nós ficamos sabendo por via jornalística. Eu procurei a mãe, ela veio até a delegacia e nós fizemos todo o procedimento, só que a criança já tinha sido enterrada ontem. Diante disso eu já representei pela exumação do corpo para realização da necropsia e a gente constatar a causa mortis”, destacou o Delegado de Polícia Diogo Jobane, responsável pela delegacia de Vila Rica.
SEGUNDO CASO EM MENOS DE UMA SEMANA
Essa é a segunda denúncia de negligência médica após mortes de recém-nascidos no Pronto Atendimento de Vila Rica, registradas na Polícia Civil em menos de uma semana.
No primeiro caso, uma família denuncia que uma gestante perdeu o filho após a equipe médica ter tentado um parto normal. De acordo com a Polícia Civil, o ex-marido informou à unidade de saúde que ela não poderia ser submetida a este tipo de procedimento, o que ocasionou uma hemorragia e, então, foi necessário uma cesariana.
Ela deu entrada na unidade na quarta-feira (29) e o filho morreu dois dias depois, na sexta-feira (1º), segundo o boletim de ocorrência.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.